quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DE MARINGÁ/PR A JUJUY/ARGENTINA

Bem amigos da rede globo, notícias do front, ou seja, do Altiplano com todos os seus metros acima do nível do mar. Se não me engano este breve rabisco havia parado pelas bandas de Maringá-PR. Na verdade essa expedição tem seu inicio em Salta-ARG, até lá só o “tesão” de tocar as máquinas no rumo do nariz, e fizemos isso por míseros cinco mil km’s...
Continuando, de Maringá rumamos pra Foz Do Iguaçu “adorando” pagar até mais de $ 6 reais por motocicleta para rodar aproximadamente 90 km’s numa estrada apenas razoável, ótimo não???

Em Foz do Iguaçu encontramos o outro integrante da viagem, o grande Ernani Tchê, homem de peso em viagens internacionais. Ficamos por dois dias para descansar um pouco, fazer um pouco de turismo e manutenção nas motos. Dois dias depois seguimos rumo a Salta-ARG, rasgando ao meio o velho Paraguai tão mal falado em relatos de viagens. Na nossa humilde opinião, ao contrário do que falam, encontramos nos quase 400 km’s de Foz do Iguaçu até Assunção, boa rodovia, bastante policiada, postos de abastecimento, etc. Em nenhum momento fomos molestados pela polícia paraguaia ou por qualquer pessoa. Foi um dia bem interessante, tomamos café da manhã no Brasil, almoçamos no Paraguai e pernoitamos na Argentina, nada mau até porque fizemos três aduanas e todos sabem o tempo que se perde nesses eventos. Dormimos em LOS LOMITAS-ARG, no meio do chaco, região sem atrativo nenhum, muito calor e pouco posto de abastecimento. Saímos cedinho de LOS LOMITAS-ARG debaixo de uma chuva fina que se transformou em temporal meia hora depois, fazer o que né??? Tudo ia bem, até que no fim da tarde, próximo a SAN SALVADOR DE JUJUY-ARG, ADOLFÃO “sobrou” num retorno e fez um contato mais íntimo com a crosta terrestre... A brincadeira sobrou para dona Dileusa (esposa) que teve a perna esquerda fraturada. Começava aí uma noite de “cão”, talvez pior tivesse sido se o fato tivesse ocorrido no Brasil com seu sistema público de saúde de MERDA!!! Logo parou um argentino que já desceu do carro acionando uma ambulância via celular. Em menos de 20 minutos chegou ambulância, polícia etc. Fomos todos para um pequeno hospital público de PERICO-ARG, uma cidade pequena próxima a JUJUY. Fomos muito bem atendidos, e detectada a dupla fratura, o médico encaminhou para SAN SALVADOR DE JUJUY, capital da província, cidade com aproximadamente 250 mil habitantes e boa estrutura. Por decisão do casal, a perna fraturada foi apenas imobilizada para o retorno ao Brasil de avião, pois um procedimento cirúrgico teria que ser feito. Em menos de 48 o casal ADOLFÃO/DILEUSA embarcou de volta pro Maranhão em um vôo Salta/Buenos Aires/São Paulo/São Luis. Ainda permanecemos em SAN SALVADOR DE JUJUY-ARG por dois dias, para resolver o tramite de envio da moto de volta pro Brasil. Lado positivo da história: conhecemos o Ernesto “Lalo”, Brazil Rider em JUJUY-ARG, um cara raro nos dias de hoje, além de “arquitetar” todo o processo de guarda e envio da moto pro Brasil, ainda nos proporcionou um fantástico passeio até CACHI-ARG e arredores em sua land cruiser equipada simplesmente com toda a infra estrutura para viagem! Eu moraria “facinho” naquele carro!!!! Estamos agora em TUPIZA-BOL, onde a “PUNA” ta com a macaca, já teve RADIKAL (EU) amanhecendo em hospital para respirar oxigênio... Valeu Argentina e argentinos, vocês são massa!!!  
Ruta 34, próximo a San Pedro de jujuy-ARG

El Carmen-ARG
Ruta 9 proximo a Salta-ARG


Cachi-ARG



Cachi-ARG

Cachi-ARG

Cachi-ARG
Cachi-ARG


Cachi-ARG


Cachi-ARG

Cachi-ARG

Cachi-ARG

Cachi-ARG

Cachi-ARG

2 comentários:

  1. fotos lindíssimas, mas faltam as legendas de onde é cada uma....

    ResponderExcluir
  2. Verdade, foi um passeio de ultima hora, mais lembro da região, vou colocar as legendas!

    ResponderExcluir